Município decreta situação de emergência devido à estiagem - 06/04/2020
Crédito: Júlio Hanauer

A Prefeitura de Maratá declarou nesta segunda-feira, 6, "Situação de Emergência" por conta da estiagem que afeta do município, gerando prejuízos principalmente no setor agrícola. O Decreto 1.956/2020 foi assinado hoje pelo Prefeito Fernando Schrammel.

Na semana passada, a Prefeitura realizou contatos com a Secretaria Estadual da Agricultura e com a Defesa Civil do Estado para buscar auxílio a fim de amenizar os prejuízos. O decreto de situação de emergência leva em conta a diminuição considerável da capacidade de exploração de água, perdas nas lavouras de feijão, milho, hortifrutigranjeiros, criação de gado de corte e leiteiro, afetando a produção de leite, ovinos e caprinos.

Está previsto no documento que o município poderá realizar, com equipamentos públicos, serviços de abertura de valas, reservatórios de água para consumo animal, como também para a irrigação da produção agrícola. Além disso, fica instituída uma comissão de acompanhamento das perdas e danos.

O decreto será encaminhado aos governos Estadual e Federal e, se estes homologarem a situação de emergência, outros incentivos poderão ser direcionados à população afetada pela estiagem. Entre estes benefícios está a renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais.

É importante que a população esteja atenta para os desperdícios de água neste momento em que enfrentamos a seca. Portanto, é válido que todos tenham consciência que é preciso economizar água para que as torneiras não sequem.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados