Semana do Meio Ambiente e Semana D contra o Aedes aegypti geram resultados positivos no município - 13/06/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Durante a última semana, duas importantes programações foram desenvolvidas em Maratá, ambas com foco no meio ambiente e uma também na saúde pública. Foram realizadas ações informativas, educativas e de conscientização da população, além dos mutirões de recolhimento de resíduos, materiais, pneus e embalagens de agrotóxicos.

Entre os dias 7 e 10 de junho, a Vigilância em Saúde realizou a primeira edição da Semana D contra o Aedes aegypti, convocando a população de todo o território marataense a revisar terrenos e pátios. O mutirão percorreu todas as localidades do município, além do Centro, onde foram recolhidas dezenas de pneus, garrafas, plásticos, vasos de plantas e outros itens que poderiam servir como local de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Essa foi mais uma das ações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, para que o município diminua a chances de disseminação de doenças como dengue, zika e Chikungunya.

Semana Municipal do Meio Ambiente

Já a Semana Municipal do Meio Ambiente 2022 deixa um legado de informação para os cuidados com os animais e de preservação do meio ambiente através das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) juntamente com parceiros.

De acordo com os dados da SMAMA, foram recolhidos diversos objetos e itens durante o Bota Fora na última sexta-feira, 10, materiais esses que deixam de ser descartados incorretamente. Na quarta-feira, 8, segundo a secretaria promotora da Semana Municipal do Meio Ambiente foram recolhidas 527 embalagens de agrotóxicos, de vários tamanhos e capacidades.

A 9ª edição do concurso Ecovídeo, parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves e VJA Informática engajou jovens e a comunidade para a atenção aos resíduos sólidos. As produções dos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Paulo Chaves apresentaram soluções e iniciativas para o destino correto ou alternativo dos resíduos sólidos produzidos em Maratá. O grupo formado pelas estudantes Cindy da Rosa Kirsten, Paloma dos Santos e Tamara Laís Wilke da Costa foi o campeão desta edição do concurso. As marataenses recebem como prêmio um passeio de rafting.

Legenda: Pneus recolhidos serão encaminhados para o descarte