Alunos e equipe da EMEF Augusto Ambrósio Rücker participam de simulação de evacuação e salvamento
layers Educação
event 30/05/2023

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Augusto Ambrósio Rücker, de São Pedro de Maratá, em parceria com os Bombeiros SCAB de Maratá e equipe de emergência da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira, 30, uma atividade simulada de evacuação de emergência e salvamento. A ação contou com a presença da prefeita Gisele Schneider.
As crianças estavam dentro das salas de aula, juntamente com as professoras, assim que tocou a sirene de emergência. Em filas, todas as turmas foram direcionadas até a área externa da escola, em um local identificado como “Ponto de Encontro”. Longe da área de perigo, os estudantes acompanharam a chegada do caminhão dos Bombeiros SCAB e das ambulâncias com as equipes de salvamento, acionadas pela escola.
As equipes se depararam com um cenário fictício com fumaça artificial e duas pessoas no chão, que desempenharam os papeis de vítimas em dois prédios diferentes. Bombeiros realizaram o controle simulado das chamas e o atendimento de uma das vítimas na cozinha. Já a equipe os profissionais da Secretaria da Saúde realizaram os primeiros socorros e encaminhamento da segunda vítima, no prédio da escola.
Os alunos observaram com atenção todas as movimentações e compreenderam a simulação com tranquilidade. Ao final de tudo, o bombeiro civil Valdir de Oliveira explicou que este é um faz de conta benéfico a todos. “Que o que fizemos aqui hoje perdure na vida de todos. É um aprendizado aos envolvidos, principalmente para as professoras estarem preparadas quando houver alguma emergência”, destaca Oliveira.
Caren Cristine Heck, diretora da Emef Augusto Ambrósio Rücker, explica que procurou os Bombeiros SCAB ao perceber o aumento do número de alunos e de área interna da escola. “Temos equipamentos de emergência e procuramos capacitar a nossa equipe para saber lidar com eles, como é o caso do extintor, e ter noções dos primeiros socorros. Os Bombeiros SCAB acolheram a ideia e viram a necessidade de termos escolas brigadistas no município. Por isso, este é um projeto piloto”, afirma Caren.
Além disso, a diretora comenta que convidou o Círculo de Pais e Mestres e o Conselho Escolar para participarem de uma reunião com os bombeiros. “A ideia de incluir alguns pais neste encontro foi para que eles estivessem seguros com as técnicas e o trabalho a ser feito com as crianças. Nossos alunos receberam instruções e realizamos um teste antes da simulação, pois o nosso objetivo era deixar as crianças tranquilas e trabalhar este assunto sério de forma lúdica para evitar traumas”, explica a diretora.
A sirene de emergência ficou acionada até a chegada das forças de salvamento. O equipamento ficará instalado na escola e foi doado por Gilberto Führ, que tem um filho matriculado na escola. Também foi instalada uma placa com a descrição “Ponto de Encontro” na área externa dos prédios e uma chave reserva colocada em ponto estratégico para rápida abertura do portão.
Outro detalhe importante é a checagem feita para certificar que não há mais alunos na área interna e, para isso, todas as salas receberam um X nas portas. Além disso, um Plano de Ação com as funções de cada pessoa durante o procedimento e as rotas de fuga está sendo concluído.