Parceria entre Secretaria da Educação e Cultura, Secretaria da Saúde e SCAB Maratá promovem capacitação sobre a Lei Lucas.

Parceria entre Secretaria da Educação e Cultura, Secretaria da Saúde e SCAB Maratá promovem capacitação sobre a Lei Lucas.

Educação

27/06/2023

Treinamento teórico
Treinamento teórico

Na noite de 26 de junho, nas dependências da EMEI Descobrindo a Vida, no centro de Maratá, ocorreu um momento de formação para instrumentalizar o grupo de profissionais das escolas da rede em relação a Lei Lucas (Lei nº 13.722, de 04 de outubro de 2018).  Essa lei em seu artigo 1º trata de que: ''Os estabelecimentos de ensino da educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noção de primeiros socorros''.


Diante das exigências da lei e da preocupação que a Administração Municipal juntamente com a Secretaria de Educação e gestores das escolas municipais, em colaboração buscaram parceria com o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) de Maratá. Na ocasião a formação foi conduzida pelo comandante do SCAB Maratá Diego Alberto Veimiller e bombeira civil Edinéria Johann dos Santos.


Os assuntos abordados envolveram informações sobre a Lei Lucas, relatos de situações ocorridas na região, demonstrações de manobras de Heimlich em crianças e adultos, manobras de reanimação de parada cardiorrespiratória/reanimação, identificação de sinais de acidente vascular cerebral, hemorrágico/isquêmico e convulsões. Na ocasião além de informações teóricas teve demonstrações de como proceder com simulação com bonecos e com a participação de algumas profissionais do grupo.

Demonstração prática
Demonstração prática

Salientamos que os primeiros socorros são os cuidados e procedimentos prestados imediatamente a vítima após um acidente, sendo essenciais para manter a estabilidade do estado de saúde da vítima antes do atendimento profissional, e o tempo é crucial para que os primeiros socorros tenham diferença no prognóstico da vítima, dessa maneira, o atendimento deve ser realizado o mais rápido possível e que muitas vezes acaba salvando vidas.


Conforme a Secretária Municipal de Educação Anisete ''A ação que aconteceu é uma forma importante de propagação de noções de urgência emergência para as profissionais da rede e neste cenário a escola é um ambiente que tem como um de seus papeis a promoção a saúde e sua prevenção''.


Para a prefeita municipal Gisele Schneider que acompanhou todo o treinamento afirma que "a formação é muito relevante para o crescimento individual dos profissionais, capacitando sobre a importância de conhecer as medidas de primeiros socorros e assim capacitar as profissionais para que possam ofertar um atendimento inicial eficiente, enquanto a equipe de saúde estiver a caminho, desde a comunicação clara até primeiras avaliações e atendimentos".

Demonstração prática
Demonstração prática

O ambiente educacional é um espaço onde se localiza um amplo número de crianças em processo de interação e desenvolvimento, no qual se trabalha diferentes atividades esportivas, tornando o ambiente favorável a acidentes, portanto educar os profissionais para prestar os primeiros socorros de forma correta é fundamental para assegurar a saúde dos alunos em qualquer escola.


Pensando nesta prevenção de situações de emergências nas escolas foi criada a Lei Lucas, esta lei recebeu o nome de Lei Lucas em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, que morreu em setembro de 2017 aos 10 anos, engasgado em uma excursão escolar. Lucas se engasgou com um pedaço de cachorro quente durante um passeio promovido pela escola em que estudava. Até a chegada do serviço de saúde especializado, o menino não recebeu os primeiros socorros.

Últimas notícias

Notícias
Política de privacidade

Monitoramos o site com scripts que respeitam a privacidade dos usuários anonimizando dados.