Em busca de recursos para a Associação e Escola dos Apicultores e Meliponicultores de Maratá

24/01/2024

Na última terça-feira, a Prefeita Municipal, Gisele Adriana Schenider, acompanhada pelo Coordenador da Saúde, Luciano Grings, estiveram na Assembleia Legislativa, para solicitar ao Deputado Estadual e presidente da Comissão Especial de Apicultura e Meliponicultura, Sergio Peres, recursos para dar andamento ao projeto.

A Prefeitura já cedeu o local para a sede do empreendimento, mas ainda se faz necessária a verba para a reforma do espaço e a aquisição de equipamentos. Atualmente, são 29 famílias envolvidas na produção de mel, e a instalação da escola deverá inaugurar uma nova etapa para o fortalecimento desta cadeia produtiva, já que existe interesse dos agricultores familiares em ingressar na atividade.

''Já chegamos a cinquenta toneladas de mel ao ano e estamos a um passo de triplicar a partir da capacitação e atração de novos associados não só de Maratá, como também de outros municípios da região, como Brochier e Montenegro, que manifestaram interesse'', projeta Gisele.

A intenção é que o local atenda todas as etapas do processo, desde o aprendizado até o envase para a comercialização.

Foto e Texto: Assembleia Legislativa - RS