Prefeitura Municipal de Maratá Realiza Audiência Pública para Discutir Medidas de Redução de Impactos das Enchentes

Agricultura e Meio Ambiente

08/06/2024

Na última terça-feira, 04, foi realizada uma audiência pública no auditório do Centro Municipal de Saúde de Maratá, com o objetivo de apresentar ao público as próximas ações que visam reduzir os impactos das enchentes no centro do município.

Durante o encontro, foram apresentados futuros projetos que ampliam a evasão da água durante as cheias, incluindo a construção de uma ponte seca na trilha turística com 8 metros, canalizações e a execução de bacias. Esses projetos foram detalhados por profissionais municipais: Aline Hummes, topógrafa; Jhonatan Almeida, geólogo; Silviane Kafer, arquiteta; Laérci Morales Cesar, engenheiro; além do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Weschenfelder, e da Prefeita Municipal, Gisele Schneider.

Segundo o geólogo Jhonatan Almeida, a abertura da trilha turística seria uma forma de drenagem do Arroio Maratá. ''A ideia é fazer a água fluir com mais facilidade e menos pressão. Nenhuma das ações é a solução absoluta, mas uma melhoria'', pontuou Jhonatan.

O propósito da audiência era apresentar os projetos à comunidade marataense, especialmente aqueles que foram diretamente atingidos pelas cheias, além de ouvir propostas e sugestões dos moradores.
Os próximos passos do grupo técnico incluem definir as áreas alagáveis e cotas de inundação e, a partir disso, determinar as áreas que poderão ser aterradas e construídas, conforme previsto no plano diretor. Em seguida, será realizada a abertura da ponte seca na Trilha Turística e a continuidade da limpeza do desassoreamento do Arroio Maratá.

Além disso, será reservado recursos financeiros no próximo orçamento municipal para arcar com custos de hora-máquina para limpeza de várzea e outras ações necessárias para amenizar os estragos das futuras possíveis enchentes. ''Estamos sempre abertos a sugestões'', ressaltou a Prefeita Gisele Schneider.