Prefeitura Municipal de Maratá Realiza Audiência Pública para Discutir Medidas de Redução de Impactos das Enchentes

Prefeitura Municipal de Maratá Realiza Audiência Pública para Discutir Medidas de Redução de Impactos das Enchentes

Agricultura e Meio Ambiente

08/06/2024

Na última terça-feira, 04, foi realizada uma audiência pública no auditório do Centro Municipal de Saúde de Maratá, com o objetivo de apresentar ao público as próximas ações que visam reduzir os impactos das enchentes no centro do município.


Durante o encontro, foram apresentados futuros projetos que ampliam a evasão da água durante as cheias, incluindo a construção de uma ponte seca na trilha turística com 8 metros, canalizações e a execução de bacias. Esses projetos foram detalhados por profissionais municipais: Aline Hummes, topógrafa; Jhonatan Almeida, geólogo; Silviane Kafer, arquiteta; Laérci Morales Cesar, engenheiro; além do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Weschenfelder, e da Prefeita Municipal, Gisele Schneider.


Segundo o geólogo Jhonatan Almeida, a abertura da trilha turística seria uma forma de drenagem do Arroio Maratá. ''A ideia é fazer a água fluir com mais facilidade e menos pressão. Nenhuma das ações é a solução absoluta, mas uma melhoria'', pontuou Jhonatan.


O propósito da audiência era apresentar os projetos à comunidade marataense, especialmente aqueles que foram diretamente atingidos pelas cheias, além de ouvir propostas e sugestões dos moradores.
Os próximos passos do grupo técnico incluem definir as áreas alagáveis e cotas de inundação e, a partir disso, determinar as áreas que poderão ser aterradas e construídas, conforme previsto no plano diretor. Em seguida, será realizada a abertura da ponte seca na Trilha Turística e a continuidade da limpeza do desassoreamento do Arroio Maratá.


Além disso, será reservado recursos financeiros no próximo orçamento municipal para arcar com custos de hora-máquina para limpeza de várzea e outras ações necessárias para amenizar os estragos das futuras possíveis enchentes. ''Estamos sempre abertos a sugestões'', ressaltou a Prefeita Gisele Schneider.

Últimas notícias

Notícias
Política de privacidade

Monitoramos o site com scripts que respeitam a privacidade dos usuários anonimizando dados.