Município participa de audiência com a Anatel para buscar melhoria nos sinais de telefonia e internet móvel
layers Administrativo
account_box Júlio Hanauer
event 29/05/2023

Nessa terça-feira, 11, a prefeita de Maratá esteve na sede da Agência Nacional de Telecomunicações, em Porto Alegre, para novamente cobrar soluções e melhorias no sinal de internet e telefonia móvel no município. A prefeita esteve acompanhada do vice-prefeito Marcus Joner e da secretária de Turismo e Desporto, Jeniffer Stein Follmann Dilli.
Gisele apresentou todos os ofícios, documentos e pedidos já protocolados na Anatel e nas operadoras de telefonia que atendem o município. Além disso, a chefe do Poder Executivo marataense explicou os problemas enfrentados pelos cidadãos com o sinal de telefonia e internet móvel em Maratá.
O gerente regional da Anatel no Rio Grande do Sul, Márcio da Rosa Silveira, o coordenador de fiscalização Élio Augusto Justo de Barros e o assessor técnico Marcelo Tapajós explicaram as responsabilidades de atendimento das operadoras. Eles também prestaram informações sobre as mudanças que devem ocorrer com a chegada da tecnologia 5G.
Conforme a equipe da Anatel, a partir do levantamento de localizações geográficas com problemas no sinal já feito pelo Município de Maratá, e com os ofícios protocolados, a Anatel poderá notificar as operadoras. Se constatadas as falhas no atendimento, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) poderá ser firmado com a operadora responsável. O TAC obriga a empresa a investir o valor da multa em melhorias de sinal e serviço naquela comunidade afetada.
Outra ação importante a ser realizada, também orientada pela Anatel, é a reclamação do consumidor junto às operadoras. A comunidade deve reclamar direto para a operadora com a qual tem plano de telefonia e internet. O cidadão deve abrir uma reclamação e dizer que a empresa não está atendendo com o que diz que cumpre. Outra alternativa é protocolar reclamação no aplicativo Anatel Consumidor, que pode ser baixado em qualquer celular.
A Anatel também se comprometeu a fazer a gestão de cobrança junto às empresas para verificar os problemas técnicos. Será uma etapa regulatória para exigir da empresa de telefonia a cobertura de sinal que oferece aos clientes conforme o mapa de cobertura disponível no site.
Tecnologia 5g trará melhorias no sinal
De acordo com a Anatel Porto Alegre, após o leilão da tecnologia 5G a empresa Unific fará a cobertura na região. Já a Claro será obrigada a oferecer serviço 4G no município e o prazo de instalação é até o final de 2024. Em 40% dos municípios em que a Claro é obrigada a instalar o serviço, o funcionamento deve estar ativo até o final deste ano.
A Agência Nacional de Telecomunicações também prevê a instalação de mais antenas com a tecnologia 5G em rodovias federais. A BR 470, que passa por São José do Sul, Montenegro e outras cidades da região, deve receber reforço na oferta de sinal de telefonia móvel, o que poderá contribuir para a melhora do sinal nas localidades próximas à rodovia.
