Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente

Secretário: Afonso Junior Weschenfelder

Atua na prefeitura municipal desde 2019, já exerceu o cargo de Diretor da Agricultura e Coordenador do Meio Ambiente. Em 2023 atuou como funcionário público concursado como operador de máquinas rodoviárias.

DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO: Coordenar e executar programas de desenvolvimento do setor primário e promoção do meio ambiente.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Competem ao Secretário as atribuições específicas da Secretaria:

Coordenar a elaboração de planos de desenvolvimento agropecuário; cooperar com organismos estaduais e nacionais, acompanhando programas de desenvolvimento que digam respeito à região; desenvolver estudos e projetos, considerando as diferentes cadeias produtivas, apoiando o setor através de ações e projetos específicos; desenvolver programas específicos, de acordo com as prioridades do setor; estabelecer políticas de comercialização dos produtos agropecuários e apoiar ações que busquem o auto-abastecimento e a exploração de nichos de mercado, oferecendo alternativas ás formas e canais tradicionais; executar convênios e programas destinados a melhor atender o setor rural, promovendo o seu desenvolvimento e estimulando o produtor rural a permanecer em seu meio, evitando o êxodo rural; fomentar o aumento da produtividade do setor agropecuário; promover a melhoria das condições de vida e de trabalho da família rural; atuar na melhoria da infra-estrutura social para a área rural; promover a difusão de novas tecnologias; cuidar da observância dos dispositivos constantes da Lei Orgânica Municipal e promover ações permanentes de proteção, restauração e fiscalização do meio ambiente; tratar de todas as questões referentes ao equilíbrio ecológico e ao combate à poluição ambiental na área do município; fomentar o florestamento e reflorestamento, bem como promover e estimular a arborização dos logradouros e vias públicas; coordenar, orientar e estimular a realização de feiras e exposições no município; coordenar, orientar e estimular programas de hortas comunitárias; coordenar o trabalho das diversas unidade da Secretaria; responsabilizar-se pelas políticas municipais de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; zelar pelo uso dos recursos financeiros e patrimoniais da Secretaria; representar, por delegação, o Prefeito Municipal em eventos e atividades relativos às atribuições da Secretaria; elaborar relatórios e prestar informações sobre as atividades da Secretaria; dar suporte a equipe sob sua responsabilidade ,na execução das tarefas da Secretaria e com demais órgãos da Administração Municipal; outras tarefas que lhe forem cometidas pela autoridade superior no âmbito de sua competência; cooperar com organismos estaduais e nacionais, acompanhando programas de desenvolvimento que digam respeito à região.

Contatos:

• Telefones: (51) 3614-4135 | (51) 999 510 949.
  • E-mails: meioambiente@marata.rs.gov.br | agricultura@marata.rs.gov.br
  • Endereço: Avenida Padre Bernardo Rech, nº 100, primeiro andar. (Entrada pelo Parque da Oktoberfest).
  • Expediente: 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.